Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Serviço de Hospitalização Domiciliária

Serviço de Hospitalização Domiciliária

No dia 19 de abril, decorreu no auditório Lopo de Carvalho da ULS da Guarda, a sessão de apresentação da nova valência inserida na especialidade da medicina interna designada por “Hospitalização Domiciliária”.

Este conceito foi “importado” dos EUA que o iniciaram na década de 40 do século XX e a Europa iniciou a sua adoção nos anos noventa.
Em Portugal a sua expansão tem acontecido nos últimos anos e a ULS/Guarda, no Hospital Sousa Martins, inaugurou o local, onde vai funcionar com médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista e auxiliares, o serviço de hospitalização domiciliária.
A sessão contemplou as intervenções do Dr. João Barranca, Presidente do Conselho de Administração da ULS/Guarda, do Dr. João Correia, diretor da especialidade de medicina interna da ULS e da Dra. Paula Neves, responsável clínica da valência de hospitalização domiciliária; e, via online, do Dr. Delfim Antunes responsável nacional por este programa que está a  ser implementado em 33 unidades hospitalares portuguesas desde 2015, tendo iniciado anteriormente no Hospital Garcia de Orta.

A hospitalização domiciliária pretende cuidar das pessoas que precisam de cuidados de saúde de cariz hospitalar, mas esses cuidados são prestados no domicílio do cidadão(a) enfermo(a).
Passam os técnicos de saúde a deslocar-se à casa do cidadão precisado de cuidados hospitalares e só em último recurso é que o doente irá/permanecerá no hospital.
É uma proposta diferenciada de prestação de cuidados de saúde, que resulta do consentimento por parte do doente, beneficiando assim o seu bem estar por continuar junto da sua família, no seu “habitat” natural/a sua residência e onde pode ter uma atenção diferente por parte do pessoal clínico e toda a família, usufruindo da informação  veiculada pela equipa técnica.
Inicialmente, a deslocação regular será a casa de cinco doentes, integrados nesta nova valência oferecida pelo hospital da Guarda.

Outros benefícios deste serviço especializado prendem-se com: a redução das infeções hospitalares que podem acontecer aquando do internamento no próprio hospital; um reforço psicológico porque o doente está no seu próprio meio, e facilita o relacionamento e o cumprimento das prescrições; e subsiste igualmente uma aprendizagem da literacia em saúde.
Destaca-se aqui a colaboração prestada pela empresa COFICAB que ofereceu a esta nova unidade uma viatura elétrica para deslocar os técnicos e os equipamentos necessários à prestação de cuidados de saúde.

A Junta de Freguesia marcou presença respondendo ao convite formulado e saúda a proposta apresentada valorizando igualmente o decisivo contributo de todos os funcionários da ULS envolvidos na organização deste novo serviço no Hospital da Guarda.

 

Galeria de fotos

20-04-2021

Comentários