Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

12 Dez - 22 Dez

Trabalhos realizados nas semanas 50 e 51: Diversos....
As semanas 50 e 51 compreenderam alguns trabalhos diversos dos que habitualmente realizamos porquanto é necessário os trabalhadores dos serviços no exterior prestarem a sua colaboração em alguns trabalhos alusivos ao tempo do Natal. Desde a decoração das duas sedes da freguesia, ao apoio nos cabazes de Natal, ao transporte de certos materiais, à colaboração que prestamos às festas nos jardins de infância, tivemos ainda uma semana quase por inteira com muita precipitação que nos obrigou também a apoiar a limpeza dos boeiros à desobstrução dos sumidouros e colocação de algum touvenant nos caminhos rurais. Ainda durante estas duas semanas houve necessidade de fazer a recolha de muitos monos e ainda outros desempenhos nesta matéria. Procurámos proceder à limpeza urbana nas localidades de Alfarazes, Quintazinha do Mouratão e Sequeira, mas as condições meteorológicas não permitiram que antes do Natal deixássemos todas as localidades sem a presença da vegetação intrusiva. Nos caminhos da Brioleija e dos dois caminhos do Noéme foi necessário uma intervenção mais dispendiosa e mesmo trabalhosa pois foi importante a renovada limpeza de bermas num dos caminhos e o acentuar de outras valetas bem como, no caminho da Brioleija, tivemos de colocar novas manilhas face aos estragos causados por uma precipitação mais forte e permanente.

5 Dez - 9 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2022: preparação do terreno do pomar...
A 49ª semana de trabalho foi encurtada em dois dias pelo facto associado ao feriado religioso da Imaculada Conceição, na 5ª Feira dia 8 e depois dia 9, sexta-feira, foi dado o dia aos trabalhadores do setor da rua da Freguesia. Ainda, e quase os outros três dias, a chuva foi aparecendo e desviando um pouco o que entretanto tinha sido planeado. Registamos apenas a recolha de monos, o apoio a duas mudanças de residência em razão de questões de natureza social e iniciámos a limpeza da localidade da Quintazinha do Mouratão e também começámos a abrir covas para plantarmos quase uma centena de árvores de fruto e por fim no cemitério da Póvoa do Mileu, repusemos alguns cubos de granito que entretanto se soltaram com a precipitação deste último mês.

28 Nov - 2 Dez

Trabalhos realizados na 48ªsemana de 2022:nas escolas...
Uma 48ª semana mais pequena pelo feriado histórico correspondente à evocação comemorativa da Restauração da Independência de Portugal a 01 de dezembro de 1640. Assim, a semana de trabalho ficou reduzida a 4 dias, que se dividiram na finalização da limpeza urbana efetuada no Monte Barro e início da mesma ação na Quintãzinha do Mouratão. Trata-se de uma responsabilidade/competência da Junta de Freguesia de manter devidamente limpos da vegetação que cresce naturalmente nesses mesmos arruamentos das localidades contíguas à cidade. Incluímos também no decurso da semana o carregamento e transporte de monos reportados à freguesia e carregados e conduzidos ao Ecocentro. Completámos também algumas pequenas intervenções nas EB’s das Lameirinhas e Póvoa do Mileu. Já na sexta-feira, e para além de termos completado a decoração natalícia, prestámos, com satisfação, a colaboração à Escola Secundária da Sé e aos professores que querem continuar a dinamizar a horta pedagógica. À semelhança de outros estabelecimentos de ensino, a freguesia incentiva e/ou corresponde ao querer dos docentes e/ou auxiliares para que as escolas com essa possibilidade possam ter as suas hortas e que, com os alunos, vêm semeando e plantando as espécies ajustadas a cada época do ano. Assim, quase toda a equipa da Junta esteve sexta-feira a preparar o terreno para aquele efeito.

21 Nov - 25 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2022: desmatação das bermas...
Esta 47 ª semana do ano de 2022 foi pontuada com muita chuva que praticamente marcou presença na maioria dos dias da semana de trabalho. Assim e aproveitando aquela circunstância procedemos à (re) arrumação de um dos armazéns da Freguesia. Continuámos com a colocação de touvenan nos buracos dos caminhos térreos nomeadamente no caminho da Cabreira e iniciámos no caminho Guarda/Vale de Estrela a partir da área do cemitério novo da Guarda. Realizámos também a limpeza nos logradouros escolares das EB’s do I Ciclo de Alfarazes, Santa Zita e Centro Escolar da Sequeira, também na EB1 das Lameirinhas procedemos a pequenas intervenções tal como na EB1 da Póvoa do Mileu. Concluímos as decorações natalícias nas duas sedes de Freguesia e divulgámos com a afixação de cartazes e rollups a iniciativa do Orçamento Participativo. Já na sexta - feira e depois no domingo prestámos colaboração ao Clube de Montanismo da Guarda na logística da prova invernal BTT da Guarda que congregou cerca de 800 participantes. A Junta de Freguesia para além do pequeno apoio financeiro, procedeu à desmatação das bermas dos caminhos térreos na área da Freguesia e prestou apoio nas refeições e no transporte de material e bicicletas. Uma excelente organização do Clube de Montanhismo da Guarda. Continuam a bom ritmo os trabalhos de requalificação no cemitério da Póvoa do Mileu.

14 Nov - 18 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2022: remendagem de caminhos...
A 46ª semana deste ano de 2022 ficou marcada pela presença da chuva o que condicionou um pouco o conjunto de trabalhos a efetuar. Para além de termos 2ª e 3ª Feira marcadas apenas pela recolha de monos e seu depósito no Ecocentro, na terça-feira foi a entrega das tendas, transportando-as do pavilhão do NERGA para o Mercado Municipal. Nos restantes dias procedeu-se à (re) arrumação de um dos armazéns da freguesia, pois de quando em vez, torna-se necessário realizar esta tarefa. Paralelamente numa das etapas procedeu-se à remendagem de buracos nos caminhos térreos dos Galegos até aos Covais de Baixo e iniciámos o mesmo trabalho no caminho do cemitério até Vale de Estrela. Tapar os buracos e abrir os boeiros nos caminhos de terra é uma constante sempre que a chuva faça a sua maior presença. Concluímos a decoração natalícia na sede da Junta e continuámos essa mesma decoração no edifício na Guarda-Gare, que, apontamos no final da próxima semana, concluir. Colaborámos no dia de sábado com a ACAPO da Guarda, transportando um conjunto de cidadãos invisuais para um magusto na ACAPO de Viseu. Referir que segue a bom ritmo, apesar da chuva, os trabalhos correspondentes à obra de requalificação do cemitério da Póvoa do Mileu, onde após a abertura de duas valas e colocação de armação de ferro, foram betonadas as fundações no final da semana.

7 Nov - 11 Nov

Trabalhos realizados na 45ª semana de 2022:apoio a várias entidades...
Uma 45ª semana marcada por várias colaborações prestadas no âmbito das iniciativas da Junta de Freguesia e de outras entidades. E começamos por mencionar o apoio prestado à iniciativa da freguesia conjuntamente com a ULS/serviço da diabetes e com o Clube Rotário da Guarda – Frente Rotária Anti-Diabetes, em que dinamizámos uma caminhada com 50 participantes que realizaram os testes iniciais e intermédios e percorreram 15 km. A ação da Junta traduziu-se no apoio a toda a organização e logística da iniciativa. Prestámos também o apoio à ação da associação dos bancários aposentados no seu percurso pelos fornos comunitários da freguesia e depois na refeição que se proporcionou no final do dia com o magusto e a boa jeropiga. A Casa do Povo dos Galegos serviu de base para as duas iniciativas, bem como o forno comunitário da Sequeira, onde foram cozidos o pão e os biscoitos. Para toda esta atividade foi necessário o envolvimento de quase todos os funcionários da freguesia, o que muito agradecemos. Paralelamente, cooperámos com o transporte de várias tendas para uma iniciativa associada à mostra/venda de vinhos e com o Programa Mais de 65 da Câmara Municipal da Guarda. Durante a semana foi ainda possível procedermos à limpeza dos logradouros escolares em vários estabelecimentos de ensino, nomeadamente, as EB’s 1 da Santa Zita, Augusto Gil, Bermudes, Lameirinhas, Espírito Santo e EB 2, 3 de Santa Clara, que não ficou ainda totalmente realizada. Já no final da semana procedemos ao início dos enfeites natalícios na sede da freguesia. Foram, entretanto, iniciadas as obras correspondentes à empreitada no cemitério da Póvoa do Mileu que vão agora decorrer durante alguns meses e aqui vamos dando informações do curso da obra.

31 Out - 7 Nov

Trabalhos realizados na 44ª semana de 2022:nos cemitérios e escolas...
Passou a 44ª semana do ano que corresponde à semana do Feriado de Todos os Santos e o Dia de Finados. E, assim, durante o fim-de-semana, na segunda-feira e no dia 01 de novembro, tivemos equipas permanentes de apoio aos cemitérios, com o intuito de mantermos a limpeza destes equipamentos que, sob a nossa responsabilidade, são sete cemitérios. Também na quarta-feira o dia de trabalho foi direcionado para mais uma volta por todos os cemitérios. O resto da semana foi preenchida com a limpeza dos logradouros de algumas escolas, a saber: Jardins-de-Infância da Póvoa do Mileu, São Miguel e Bairro da Luz e nas escolas básicas do Bairro da Luz, Estação, Póvoa do Mileu, Alfarazes e Espírito Santo. Procedemos ainda ao corte de alguns arbustos na Guarda-Gare, apesar de não ser da nossa competência.

24 Out - 28 Out

Trabalhos realizados na 43ª semana de 2022:manutenção,conservação dos 7cemitérios...
Como antecipámos na semana passada, o nosso foco nestas últimas semanas tem sido a preparação, com intervenções de manutenção e conservação, dos sete cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia da Guarda. Felizmente tivemos a boa e simpática “visita” da chuva durante alguns destes dias das últimas semanas, pelo que, não concretizámos o que inicialmente tivemos intenção de concretizar. Apenas conseguimos concluir as intervenções mais profundas nos cemitérios de Alfarazes/Senhora dos Remédios e da Sequeira onde foi possível pintar todo o edificado e outras pequenas intervenções de modo a facilitar a mobilidade em cada um dos cemitérios mencionados. No cemitério da Sequeira ficou ainda por realizar o tratamento e pintura das grades e dos portões que, logo as condições meteorológicas o permitam, serão concretizadas. Pretendíamos que o mesmo tratamento fosse ainda levado aos cemitérios do Carapito e da Quintãzinha do Mouratão mas não foi possível esse desenvolvimento. No entanto, durante este ou no decurso do próximo ano, concretizaremos essas mesmas intervenções de modo a garantir condições de melhor acondicionamento deste importante equipamento público. Já no cemitério da Póvoa do Mileu a obra de remodelação e requalificação do mesmo está em andamento e, até ao próximo verão, cremos estar concluída num investimento próximo dos noventa mil euros. Nos restantes cemitérios realizámos as habituais limpezas e pequenas reparações correspondendo à manutenção mínima de modo a manter as condições razoáveis de utilização e permanência nos cemitérios. Estão pois programadas ainda outras intervenções que visam, como referimos, qualificar no que nos for possível estes equipamentos públicos, agradecendo também a boa colaboração dos cidadãos com sugestões e contributos. Ainda durante esta 43ª semana do ano conseguimos regressar à escola básica das Lameirinhas e efetuar algumas pequenas reparações com as quais nos tínhamos responsabilizado mas, e, um pouco tardiamente, conseguimos concretizar ficando pouco agora para concluir o que nos foi solicitado.

17 Out - 21 Out

Trabalhos realizados na 42ª semana de 2022:cemitérios...
A preocupação com as intervenções para a manutenção e conservação dos cemitérios, foi a nossa prioridade no decurso desta, da próxima e das semanas anteriores. Não conseguimos concluir, porquanto, o aparecimento saudável da chuva obstaculizou cerca de 2 a 3 dias desta semana. Mas completámos a intervenção no cemitério de Alfarazes/Senhora dos Remédios, repusemos corretamente a drenagem da água no cemitério de Monte Barro/Quintãzinha do Mouratão. Praticamente concluída ficou a intervenção no cemitério da Sequeira. Nos restantes vamos continuar as limpezas e o corte de vegetação, visando ter os sete cemitérios devidamente arranjados para o Dia de Todos os Santos. No entanto, todos eles têm sido e estado razoavelmente cuidados. Quisemos, neste ano, realizar intervenções mais acentuadas em três dos sete cemitérios. E, assim, em Alfarazes e na Sequeira pintaram-se os cemitérios e alteraram-se alguns empedrados. No cemitério da Sequeira ainda faltam alguns pormenores, e no Carapito só depois do dia 01 de novembro completaremos a pintura e outras situações que merecem a nossa atenção. Prestámos ainda a colaboração a uma turma da CERCIG que quis fazer o pão e o almoço no Forno Comunitário da Sequeira, o que muito agradecemos, e realizámos a habitual recolha dos monos.

10 Out - 14 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2022:escolas e outras entidades...
Continuámos esta 41ª semana com os trabalhos alusivos à limpeza e arranjo dos cemitérios da Freguesia. No cemitério da Póvoa estão praticamente concluídas obras de calcetamento dos 4 talhões e optámos pela colaboração de uma vigas para melhor delimitar a futura abertura do covais e colocação de sepulturas. No cemitério da Sequeira iniciaram-se as obras de limpeza das paredes e iniciada a pintura do cemitério na sua totalidade. Também no cemitério de Alfarazes, Nossa Senhora dos Remédios, a pintura foi concluída e alguns pequenos arranjos foram igualmente ultimados restando agora o calcetamento que vamos realizar de novo para qualificar a entrada ultrapassando o mau estado de conservação atual. Completamos a limpeza na Urbanização da Corredoura com o corte de vegetação e aparar os arbustos. Idêntica tarefa comprimos na área envolvente do NERGA, prestando a colaboração aquela entidade associativa. Afixamos os placares informativos nos chafarizes para informar a população da qualidade da água. Na escola do 1º CEB do Bonfim, correspondemos ao pedido de pequenas intervenções mas não completámos a totalidade da tarefa. E na EB1 de Alfarazes procedemos a uma refixação das balizas do ringue polivalente. Junto ao tanque da Póvoa do Mileu realizámos uma pequena intervenção drenando a água que antes começou a infiltrar-se numa residência contígua. Prestámos depois e ainda a nossa colaboração ao MVV – Movimento Vencer e Viver que organizou no sábado a caminhada na luta contra o cancro da mama. Foi o dia de sábado e ainda na sexta-feira. Já à aldeia SOS proporcionámos o transporte de uma mobília, de Castelo Branco para a Guarda. E na Rua Direta procedemos ao levantamento dos adereços colocados aquando da realização dos festejos aquando da realização dos festejos dos Santos Populares.