Trabalhos em execução nas "Hortas da Guarda": época 2018/2019...
Como então noticiamos no dia 16 de julho de 2018 iniciaram-se os trabalhos agrícolas nas "Hortas da Guarda".
Mais de 27 cidadãos aceitaram o desafio e iniciaram o cultivo de hortícolas no lote de terreno que lhes calhou em sorteio.
A própria Junta, com os respetivos colaboradores, responsabilizou-se por um espaço para aí cultivar: tomate, alface, couves do Natal e de caldo verde, ervas aromáticas como coentros, tomilho e outras...
Desde então, os cuidados exigidos pela horta foram diários, particularmente com a rega, mais exigente ainda no tempo de Verão...
Mas, a compensação chegou!...
Após um mês (na 33ª semana), colhemos as primeiras alfaces, esperando o brotar de outras culturas...
Para tal, nas semanas seguintes, continuámos os cuidados: regando, 2/3 vezes por semana e cortando as ervas daninhas que também foram crescendo.
E, na Feira Farta, no fim da 38ª semana, apresentámos alguns "mimos" das hortas comunitárias da nossa Freguesia!
A prática de rega e limpeza na horta comunitária continuaram nas semanas seguintes... Contudo, modificando-se as condições meteorológicas, com o aparecimento de chuva em meados de outubro, aquelas tarefas deixaram de ser tão necessárias...
Na 48ª semana, após um mês de precipitação frequente, nos dias mais secos em que foi possível realizar alguns trabalhos, destacamos a atenção dada à horta comunitária, onde efetuámos uma limpeza completa da vegetação que estava a crescer de forma a obstruir as passagens; e, também nos próprios muros, que a era começou a cobrir, foi necessário cortar/limpar.
Foi então possível iniciar a preparação de mais lotes, para entregar conforme solicitações entretanto recebidas...
O que, entre o final de 2018 e o início de 2019, se conseguiu concluir, estando já alguns talhões entregues e outros em vias de...
Como é visível na galeria de fotos, onde também se mantêm as imagens da verdura fresca, que a natureza nos proporcionou durante os meses de verão do ano passado, e que já renasce neste prenúncio da Primavera!
Na 13ª semana de 2019, a horta comunitária, agora com os seus 35 lotes mereceu também a nossa atenção no que se refere à verificação de numeração, lotes vazios ou a não ser agricultados, para melhor organizar a nova temporada de sementeiras.
Conforme previsto, na semana seguinte tivemos a oportunidade de proceder a uma limpeza geral da vegetação que vai crescendo de forma a garantir o melhor alindamento da área da horta comunitária e facilitar a circulação dos utilizadores, por toda a zona envolvente.
Assim, na 14ª semana, de entre os trabalhos realizados destacou-se a preparação da horta comunitária e a reunião com os agricultores que ali cuidam os 35 talhões disponibilizados.
Foram três intensos dias de trabalho para deixar a área da horta e a sua envolvente devidamente livre de vegetação intrusiva, regularização das divisórias entre talhões, pequenas intervenções nos tubos de irrigação e rega, enchimento dos tanques, reparação do motor e amanho das terras agora preparadas para as sementeiras.
Foram ainda colocados compostores do Projeto da Freguesia "Guarda Sem Desperdício", para aí se colocar vegetação cortada, resultado da limpeza das hortas; e, assim haver matéria orgânica para incorporar e enriquecer o terreno, sempre que se considerar necessário.
Para culminar esse trabalho realizou-se uma reunião na quarta-feira dia 3 de abril, à noite, na Sede da Junta, onde estiveram presentes todos os “agricultores” e se esclareceram algumas questões para o melhor funcionamento e relação entre todos aqueles que quiseram ter um talhão na horta comunitária.